Intervenção no Workshop sobre o Novo Regime Jurídico do Asilo em Portugal
 Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, 30 de Maio de 1997
 
Apresentação do Painel
 
por Maria Ioannis Baganha *
 

A Doutora Maria Ioannis Baganha procedeu à apresentação do 'Painel de Discussão' através de uma breve introdução focalizada sinteticamente nos seguintes tópicos:

Após esta breve introdução procedeu-se à apresentação dos participantes no painel que era constituído por: A moderadora começou por enunciar as principais críticas feitas à Lei 70/93 nomeadamente no que concerne: a não consagração do efeito suspensivo; a limitação dos efeitos da extensão do asilo; a possibilidade de invocação de motivos internos de ordem socioeconómica para recusar o asilo; a eliminação do asilo por razões humanitárias e a consagração de um regime excepcional por razões humanitárias; a criação de um ente singular em substituição de um órgão colegial e, finalmente a ausência de apoio social no processo acelerado e a inexistência de estruturas de acolhimento.

Seguidamente a moderadora pediu aos restantes membros do painel para compararem a Lei 70/93 e a nova Proposta de Lei tomando como ponto de partida o mencionado conjunto de críticas.

Seguiram-se as intervenções dos membros do painel, que se incluem nas páginas que se seguem.

Antes de encerrar o debate, que dado o adiantado da hora não pode incluir todas as intervenções previstas, a moderadora congratulou-se com o consenso patente durante todo o debate sobre a necessidade de conciliar celeridade com garantia dos direitos dos requerentes de asilo. Para terminar agradeceu a presença de todos os convidados relembrando que este Workshop era apenas o início de um projecto mais ambicioso e que tem como objectivos o seguinte:

  1. Estabelecer uma rede de professores universitários, investigadores e estudantes, bem como de representantes dos sectores governamentais e não governamentais, envolvidos na problemática dos refugiados e assuntos relacionados.
  2. Criar o enquadramento que viabilize um ciclo de conferências subordinado ao tema "Refugiados e outras Vitimas de Deslocações Forçadas".
  3. Sistematizar a divulgação do direito de refugiados no mundo de expressão portuguesa, para orientação de funcionários estatais, de académicos e investigadores envolvidos na determinação do estatuto de refugiado, promoção, formação jurídica/ensino e em actividades de informação pública sobre esta matéria, bem como do pessoal das ONGs e do ACNUR.
 
* Professora da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.