Ir para a homepage

 
 
Exmo(a) Sr.(a),

Uma vez que a sensibilização pública é vital para a protecção efectiva dos refugiados, gostaríamos de solicitar o seu apoio com vista a desenvolvermos o nosso novo serviço público de anúncios. No âmbito das nossas capacidades, respectivamente de Alta Comissária das Nações Unidas para os Refugiados e de membro da Comissão Europeia responsável pela Justiça e Assuntos Internos, somos diariamente confrontados com o desafio de proteger homens, mulheres e crianças, cujas vidas tenham sido ameaçadas, situação que os forçou a fugir da sua terra natal.

O seu apoio é crucial. A tradição secular do asilo está a sofrer uma pressão crescente. O nacionalismo e a xenofobia estão lamentavelmente no horizonte. Para contrariar esta tendência e para triunfar sobre as ideias erradas no respeitante a refugiados, a Comissão Europeia iniciou e está a financiar esta campanha de sensibilização pública, em cooperação com o ACNUR, sobre integração de refugiados na União Europeia.

A campanha lembra às pessoas que os estereótipos estão muitas vezes incorrectos: Os refugiados são como todos nós, excepto que, a certa altura, viram-se forçados a abandonar as suas casas, muitas vezes em circunstâncias perigosas. Eles só pedem uma oportunidade para refazer as suas vidas. Se lhes for dada essa hipótese, muitos vão continuar a contribuir, de forma maior ou menor, para as comunidades que os acolhem.

Para que nos ajude a promover uma melhor compreensão da situação difícil dos refugiados e as suas potenciais contribuições, solicitamos o seu apoio na promoção deste serviço público de anúncios. Nós e milhões de refugiados pelo mundo fora contamos com a sua boa vontade.
 
Atenciosamente,

António Vitorino
Membro da Comissão Europeia
Responsável pela Justiça
e Assuntos Internos
Sadako Ogata
Alta Comissária
das Nações Unidas
para os Refugiados

 

Ir para a página seguinte Ir para a última página


Ir para a homepage